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Estamos na FETEPS 2025!

Estamos presentes na 16ª FETEPS – Feira Tecnológica Paula Souza, de 2025, no distrito do Anhembi em São Paulo, de 30 de setembro a 03 de outubro, com a apresentação do projeto “Wasteless: uma rotina […]

1 de outubro de 2025 10:00 am Destaque

Estamos presentes na 16ª FETEPS Feira Tecnológica Paula Souza, de 2025, no distrito do Anhembi em São Paulo, de 30 de setembro a 03 de outubro, com a apresentação do projeto “Wasteless: uma rotina mais consciente”, desenvolvido pelas alunas Ana Carolina e Mariana, do 3º ano do curso MTEC de Nutrição e Dietética, com orientação da Profa. Bruna e coorientação do Prof. Nicolas.

Venha prestigiar a apresentação do projeto de nossas estudantes!

Mais detalhes sobre este projeto

Wasteless: uma rotina mais consciente

Atendendo a ODS 12 – Consumo e Producão Responsáveis, este projeto tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos e promover hábitos de consumo mais conscientes, por meio do desenvolvimento do aplicativo WasteLess. A proposta surgiu a partir da constatação de que mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente no mundo, sendo 60% desse total proveniente de domicílios (PNUMA, 2022). Diante desse cenário, o aplicativo oferece uma solução tecnológica acessível, prática e educativa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, especialmente à ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. O WasteLess auxilia os usuários a monitorar a validade dos alimentos armazenados, reaproveitar e aproveitar de forma integral os ingredientes, planejar refeições e realizar compras de forma mais eficiente, contribuindo para a redução do desperdício no cotidiano. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e pesquisa de campo com indivíduos com perfil do público-alvo, através de formulários online, com o objetivo de levantar dados que pudessem colaborar com a construção do aplicativo. Os dados da referida pesquisa apontaram que a maioria dos participantes raramente verificam a validade dos alimentos, sendo frutas, verduras e sobras os itens mais desperdiçados, além disso, mais de 70% dos participantes afirmaram que utilizariam o aplicativo. Com base nesses dados, foi desenvolvido um protótipo em React Native, com interface intuitiva e acessível. Os resultados indicam que o WasteLess possui potencial significativo para promover mudanças de comportamento desde a aquisição até o consumo dos alimentos, reduzir o descarte doméstico de alimentos e mitigar os impactos ambientais associados, contribuindo diretamente para a saúde, a economia e o meio ambiente.

Alunos responsáveis: Ana Carolina Prioli dos Santos, Mariana Aparecida Rosetto

Professora-Orientadora: Bruna Ferezin

Professor-Coorientador: Nicolas Messias

Assista o pitch de apresentação [oficial na FETEPS 2025]: link


Além do projeto que está sendo apresentado presencialmente no Anhembi, temos mais 03 (três) projetos aprovados para a feira virtual, sendo disponibilizados através da FETEPS 2025, para acesso on line, via site.

Mais detalhes sobre os outros projetos aprovados virtualmente:

Jogo Digital: Ignis Overruled

Atendendo a ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, este projeto apresenta o desenvolvimento de um jogo digital 2D voltado à conscientização sobre os direitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A pesquisa exploratória inicial identificou as principais dificuldades do público-alvo em reconhecer violações de seus direitos, fundamentando o design e a mecânica do jogo. O produto desenvolvido adota uma perspectiva top-down, incorporando elementos de investigação, narrativa ramificada e verificação documental, aliados a uma estética em pixel art para facilitar a compreensão do ambiente jurídico
pelos jogadores. A construção do protótipo possibilitou a integração dos conceitos do CDC em um formato acessível e dinâmico. Na fase beta, a aplicação do jogo junto ao público-alvo permitiu a coleta de feedbacks essenciais para ajustes na jogabilidade e na clareza dos conceitos jurídicos. Os resultados
indicam que o jogo é uma ferramenta eficaz para promover o aprendizado interativo sobre direitos do consumidor, destacando a viabilidade do uso de recursos digitais educacionais para disseminação de informações legais. Assim, conclui-se que a abordagem lúdica e investigativa potencializa o engajamento e a assimilação do conteúdo, contribuindo para a formação de consumidores mais conscientes e informados.

Alunos responsáveis: João Gabriel Sossai Antunes, João Pedro do Amaral Silva, João Pedro dos Santos

Professor-Orientador: Ricardo Giantomasso

Professor-Coorientador: Luiz Angelo de Oliveira

Assista o pitch de apresentação [oficial na FETEPS 2025]: link

Jornada dos sinais: aprendendo libras

Atendendo a ODS 10 – Redução das Desigualdades, este projeto apresenta o desenvolvimento do jogo 2D “Jornada dos Sinais”, uma proposta inovadora voltada para a conscientização sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na promoção da inclusão social. O objetivo principal é contribuir para a visibilidade e valorização da Libras, promovendo a integração de pessoas surdas e com deficiência auditiva em um mundo ainda marcado por barreiras comunicacionais e pela predominância da linguagem oral e escrita. O jogo oferece uma experiência interativa e educativa, na qual o jogador acompanha personagens que se comunicam exclusivamente por meio da Libras, enfrentando
obstáculos e situações do cotidiano que evidenciam a falta de acessibilidade linguística. Através de mecânicas simples e acessíveis, o jogo permite que o público ouvinte entre em contato com sinais básicos da Libras, estimulando o aprendizado de forma lúdica e envolvente. Além disso, o enredo é cuidadosamente elaborado para abordar temas como empatia, respeito à diversidade e superação
de preconceitos. Durante o desenvolvimento, foram realizados testes com diferentes perfis de usuários, demonstrando que a proposta tem grande potencial de impacto educativo. Os resultados obtidos indicam que o “Jornada dos Sinais” se configura como uma ferramenta eficaz de sensibilização, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas, cognitivas e sociais, principalmente entre crianças, jovens e educadores. Conclui-se que “Jornada dos Sinais” representa uma contribuição relevante para o fortalecimento do diálogo entre ouvintes e surdos, atuando como um instrumento de transformação social. O projeto reforça a importância de iniciativas acessíveis no campo dos jogos
digitais e destaca o papel da tecnologia como aliada na construção de uma sociedade mais inclusiva, empática e comprometida com a igualdade de oportunidades para todos.

Alunos responsáveis: Amabille Vitória Zanoni Duarte, Eduardo Fernandes Miguel, Nicolas Silva dos Santos

Professor-Orientador: Ricardo Giantomaso

Professor-Coorientador: Danilo de Oliveira

Assista o pitch de apresentação [oficial na FETEPS 2025]: link

O Chamado da Terra: Um Eco de alerta

Atendendo o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima, o presente projeto tem como objetivo conscientizar o público jovem acerca das mudanças climáticas, suas causas e consequências, destacando a urgência de ampliar o conhecimento sobre o tema para que futuras gerações adotem medidas eficazes de mitigação e adaptação. Fundamentado na ODS 13 da Agenda 2030 da ONU, que trata da ação contra a mudança global do clima, o projeto propõe a criação de um jogo digital educativo e lúdico como instrumento pedagógico para a sensibilização ambiental. O desenvolvimento do jogo baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente sobre game design, usabilidade, narrativa e representações socioambientais e culturais nos jogos digitais. A proposta integra elementos visuais dos estilos top-down e plataforma 2D, além de utilizar o folclore mundial como recurso narrativo e pedagógico, visando ampliar a compreensão intercultural dos usuários. A proposta do jogo é fomentar o engajamento ativo dos jovens, promovendo a reflexão sobre atitudes individuais e coletivas frente às questões ambientais. Durante a fase de testes, jovens de 12 a 18 anos participaram de sessões de jogabilidade, cujos feedbacks possibilitaram aprimoramentos na mecânica e na narrativa, aumentando a usabilidade e o engajamento. Os resultados preliminares apontam para um aumento significativo do interesse dos participantes por temáticas ambientais, bem como uma maior compreensão sobre os impactos das mudanças climáticas. Dessa forma, o jogo se mostra uma ferramenta promissora na educação ambiental escolar, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o pensamento crítico e o respeito à diversidade cultural.

Alunos responsáveis: Bruna Nakamura Rodrigues, Nayara Melenchon Vieira, Vinícius de Arimateia Felix Santana

Professor-Orientador: Ricardo Giantomaso

Professor-Coorientador: Luan Martins

Assista o pitch de apresentação [oficial na FETEPS 2025]: link

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