Filtro de Daltonismo

Fausto Mazzola

Paulistano nascido em 30 de setembro de 1918, Fausto Mazzola trabalhou em Avaré, entre os anos de 1957 e 1962, quando foi diretor da Escola Artesanal Jânio Quadros, atual Escola Estadual Doutor Paulo Araújo de Novaes (PAN). Nesse período, voluntariamente ele esculpiu a estátua do Desbravador e o entorno do Relógio de Sol, elaborou o desenho do piso em mosaico português da praça da Concha Acústica, criou o Monumento ao Expedicionário e a Fonte das Artes, no Largo São João, além dos bustos do coronel João Cruz e do monsenhor Celso Ferreira, dentre outros.

Fausto Mazzola: educador, professor, diretor de escola, artista plástico, escultor

Fausto Mazzola estudou Escultura na Escola de Belas Artes de São Paulo e também lá frequentou o Liceu de Artes e Ofícios, quando ajudou na ornamentação da Catedral da Sé. Produziu bustos, medalhões e esculturas para mais de 30 cidades e por isso recebeu prêmios importantes.

O artista plástico nada cobrou pela execução de suas obras, todas concretizadas em volumes e formas que marcam o cenário urbano. 

Homenageado pelo município de Avaré em 1959 com o título de Cidadão Avareense, ele faleceu no ano de 2004, na cidade de Campinas.

Fontes do texto: Jornal O Victoriano (Avaré-SP), SECOM (Secretaria Municipal de Comunicação da cidade de Avaré-SP), livro Fausto Mazzola – Um grande escultor em Avaré (Editora Gril), autor Gesiel Júnior, arte (ilustrações) de Flávio de Oliveira.