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Programação de Jogos Digitais – Médio e Técnico

Médio e Técnico – MTec, duas grades:

MTec PI – Programa Novotec Integrado, período integral (manhã e tarde), 08 aulas

MTec – Programa Novotec Integrado, período manhã, 06 aulas [aberto vestibulinho para ingresso em 2026]

Público-alvo:  concluintes do Ensino Fundamental.

Sobre o curso: composto por três séries anuais articuladas, com aulas presenciais diárias, com o MTec Pi em período integral (manhã e tarde), e o MTec (início para 2026) no período da manhã. A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho.

O estudante vai aprender a criar jogos para console, computador, web, tablets e smartphone do começo ao fim: desde a pesquisa do público-alvo, passando pela quantidade de jogadores e desenvolvimento de personagens, até a identidade visual. Para isso, o aluno vai estudar linguagem de programação para games, computação gráfica, animação e roteiro. Ao longo do curso, o estudante vai rever assuntos de matemática, como geometria, para criar ambientes e personagens em 3D por meio de softwares específicos e retomar princípios da física, como movimento e inércia, para fazer animações. O aluno vai aprender também a elaborar roteiros para jogos, isto é, a escrever a história, criar os personagens, descrever cenários e customizar trilhas sonoras. O curso abordará ainda a legislação sobre direitos autorais e marketing para jogos digitais.

O curso é integrado, o que significa que o aluno cursará simultaneamente as disciplinas regulares do Ensino Médio e as matérias específicas da técnica. Destaca-se os conceitos da Base Nacional Comum – BNC, que são fundamentais e são “revistos” e aplicados no contexto técnico.

1. Matemática e Física (BNC) Aplicadas à Programação de Jogos

As matérias técnicas do curso trabalham forte relação com estas duas disciplinas:

  • Matemática (Geometria): O aluno reverá conceitos de geometria espacial e analítica para criar ambientes, modelar personagens e objetos em 3D. Coordenadas (x, y, z), vetores, matrizes e transformações geométricas (rotação, escala, translação) são a base para qualquer software de modelagem e motor de jogo (os “game engine“).
  • Física (Mecânica): Princípios como movimento, inércia, colisão, gravidade, força e aceleração são retomados não como teoria abstrata, mas como parâmetros essenciais para programar a física do jogo. Para que um pulo, uma queda ou uma explosão pareçam realistas, o aluno precisará codificar essas leis da física.

Aprendizado Obtido: O aluno desenvolve um entendimento prático e aplicado de conceitos matemáticos e físicos, percebendo sua utilidade concreta e saindo da abstração. Isso fortalece o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a capacidade de modelagem.


2. Língua Portuguesa e Artes (BNC) Aplicadas ao Roteiro e Design

A criação de um jogo é também um ato de narrativa e expressão artística.

  • Língua Portuguesa: A atividade de elaborar roteiros envolve todas as competências de leitura e escrita. O aluno exercita a criação de narrativas complexas, desenvolvimento de personagens com profundidade psicológica, construção de diálogos coerentes e descrição detalhada de cenários e ambientes.
  • Artes: A definição da identidade visual do jogo está diretamente ligada aos fundamentos das artes visuais: teoria das cores, composição, história da arte, estética e design. A customização de trilhas sonoras também dialoga com a linguagem musical.

Aprendizado Obtido: O aluno aplica sua capacidade de interpretação e criação textual em um projeto prático, entendendo a narrativa como uma estrutura que engaja emocionalmente o jogador. Desenvolve também a sensibilidade artística e a capacidade de criar uma experiência estética coesa.


3. Sociologia e Marketing (BNC e Técnica)

Pesquisa do público-alvo:

  • Sociologia (BNC): Entender o público-alvo vai além da demografia; envolve compreender comportamentos sociais, culturas, hábitos e tendências de diferentes grupos. O aluno é levado a pensar: “Para quem estou criando? Qual é o contexto social desse jogador?”.
  • Marketing (Matéria Técnica): Aplicando esse entendimento sociológico, o aluno aprende estratégias de mercado para posicionar seu jogo, como divulgá-lo e como comunicar suas qualidades ao público certo.

Aprendizado Obtido: O aluno desenvolve uma visão crítica sobre o produto (o jogo) não apenas como um software, mas como um objeto cultural que existe dentro de um mercado e de uma sociedade.


4. Filosofia, Sociologia (BNC) e Legislação e Ética (Técnica)

O curso aborda a “legislação sobre direitos autorais”.

  • Ética e Cidadania (BNC): Este tópico técnico é uma aula prática de cidadania digital e ética profissional. O aluno aprende sobre a importância de respeitar a propriedade intelectual, os direitos do autor (de música, arte, código) e as consequências do plágio.

Aprendizado Obtido: O aluno forma uma consciência profissional ética, entendendo as leis que regem sua área de atuação e a importância de trabalhar com honestidade e respeito à criação alheia.


Síntese do Aprendizado Integral

O aluno do Curso de Ensino Médio e Técnico em Programação para Jogos Digitais da ETEC não terá uma aprendizagem fragmentada. Pelo contrário, ele experimentará:

  • Contextualização: As disciplinas da BNC (Matemática, Física, Português, Artes, Sociologia, Filosofia) deixam de ser vistas como conteúdos isolados e passam a ser entendidas como ferramentas essenciais para a realização de um projeto concreto e complexo: a criação de um jogo digital.
  • Interdisciplinaridade: O desenvolvimento de um único jogo exigirá que o aluno mobilize, ao mesmo tempo, conhecimentos de programação (técnica), física (BNC), narrativa (BNC) e arte (BNC).
  • Preparação para o Mundo Real: O curso simula o ambiente de trabalho de um estúdio de desenvolvimento, onde o profissional precisa ter conhecimentos diversificados e trabalhar em equipe, integrando diferentes áreas do saber para chegar a um produto final.

Portanto, o grande aprendizado vai muito além de “aprender a programar”. É um aprendizado integrado e aplicado, que forma um técnico com base cultural sólida, capaz de criar com qualidade técnica, profundidade narrativa, consciência social e ética profissional.

Área de Atuação:

O técnico vai desenvolver jogos digitais, geralmente, em uma equipe onde cada integrante é responsável por uma das etapas da criação ou programação, como concepção, animação, elaboração de cenário e de personagens, pesquisa de público-alvo etc. O profissional também realiza testes e redige tutoriais sobre as fases do game e explicações sobre como jogar.

Onde Trabalhar?

Baseado nas áreas e objeto de estudo abordados pelo curso e exigidos no mercado de trabalho, o Técnico em Programação de Jogos Digitais formado pela ETEC possui um leque surpreendentemente amplo de atuação, que vai muito além dos estúdios de games tradicionais.

Abaixo está a relação das áreas e tipos de empresas onde esse profissional pode atuar, categorizados por setor:

1. Indústria de Entretenimento e Jogos (Core Gaming)
Este é o setor mais tradicional e direto para a atuação do programador.
Estúdios de Desenvolvimento de Jogos (Game Dev Studios): Desde pequenos estúdios independentes (indies) até grandes empresas multinacionais (AAA). Aqui, o programador atua nas diversas fases de criação de um jogo, como gameplay, inteligência artificial, engine gráfica, física, redes (para multiplayer), etc.
Produtoras para Terceiros (Porting Houses): Empresas especializadas em adaptar jogos para diferentes plataformas (ex.: levar um jogo de PC para console ou mobile).
Estúdios de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): Desenvolvendo experiências e jogos imersivos para headsets e dispositivos móveis.

2. Setor de Educação e Simulação (Serious Games)
Uma área em forte crescimento que aplica a tecnologia e a linguagem dos jogos para outros fins que não apenas o entretenimento.
Empresas de EdTech: Desenvolvendo jogos educacionais (edugames) e plataformas de ensino que usam gamificação para engajar alunos.
Empresas de Treinamento Corporativo: Criando simuladores para treinar profissionais em áreas como aviação, medicina, operação de máquinas pesadas, vendas e procedimentos de segurança.
Estúdios Especializados em Saúde (Health Tech): Desenvolvendo aplicações e jogos para reabilitação motora e cognitiva, tratamento de fobias e promoção de hábitos saudáveis.

3. Setor de Publicidade e Marketing (Advergames)
Agências de Publicidade e Propaganda: Atuando na criação de advergames (jogos feitos para promover uma marca ou produto) e experiências interativas para campanhas publicitárias.
Empresas de Marketing Digital: Utilizando técnicas de gamificação em aplicativos e sites para aumentar o engajamento e a fidelização de clientes.

4. Setor de Tecnologia da Informação (TI) e Desenvolvimento de Software
As habilidades de um programador de jogos (lógica, performance, matemática, física) são extremamente valiosas no mercado geral de TI.
Startups e Empresas de Tecnologia: Desenvolvendo aplicativos móveis interativos, softwares com interfaces gráficas complexas e sistemas de simulação.
Empresas de Desenvolvimento de Software: Sua expertise em resolver problemas complexos de performance e lógica é um diferencial em qualquer vaga de desenvolvimento.
5. Empreendedorismo e Autonomia
Desenvolvedor Independente (Indie): Atuando como freelancer ou formando seu próprio estúdio para criar e publicar jogos próprios em plataformas como Steam, App Store e Google Play.
Prestação de Serviços: Oferecendo serviços especializados, como criação de assets, programação específica de mechanics ou consultoria em gamificação para outras empresas.

Formação: ao completar as três séries, além de ter concluído o Ensino Médio, o aluno obterá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da Educação Superior.

Ingresso: o Vestibulinho para ingresso nessa modalidade é realizado anualmente. A inscrição ocorre no final do segundo semestre

Informações sobre duração e carga horária do curso:

Grade Carga Horária ⏱️Duração/Semestre📅
Eixo tecnológico🎯
MTec Pi3000 hrs3 AnosInformação e Comunicação

Confira o Plano de Curso clique aqui

1ª Série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM TRATAMENTO DE IMAGENS E DOCUMENTAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Arte
Educação Física
Matemática
Física
Química
Biologia
História
Geografia
Estudos Avançados em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
Laboratório de Investigação Científica
Práticas de Empreendedorismo
Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art I
Lógica de Programação
Operação de Software Aplicativo
Desenvolvimento de Jogos para Web I

2ª Série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR MULTIMÍDIA

Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Educação Física
Matemática
Física
Química
Biologia
História
Geografia
Estudos Avançados em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural
Laboratório de Processos Criativos
Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art II
Desenvolvimento de Jogos para Web II
Programação Orientada a Objetos
Modelagem 3D
Linguagem de Programação I

3ª Série – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática
Filosofia
Sociologia
Estudos Avançados em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
Técnicas de Desenho e Desenvolvimento de Game Art III
Linguagem de Programação II
Animação 3D
Técnicas e Linguagens para Banco de Dados
Ética e Cidadania Organizacional
Marketing para Jogos Digitais
Programação para Dispositivos Móveis
Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Programação de Jogos Digitais