A Escola Técnica Estadual Professor Fausto Mazzola ou ETEC de Avaré – @etecfm, foi instalada pelo Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo em agosto de 2005, e inicialmente contava com o Curso de Técnico em Administração e de Técnico em Nutrição e Dietética. Localiza-se no Bairro da Brabância, Estância Turística de Avaré. Em 2006, criada com Direção e Corpo Administrativo próprio (antes desta época, ainda era classe descentralizada da Etec Prefeito José Esteves, de Cerqueira César).
Fachada frontal da Etec
Em março de 2011, no ano de seu 5º aniversário, a unidade recebeu o nome de “Etec Prof. Fausto Mazzola”, em homenagem ao professor Fausto Mazzola, importante educador e escultor que residiu em Avaré e que foi de fundamental importância para o desenvolvimento educacional, cultural e artístico do município de Avaré.
A unidade já ofereceu diversos outros cursos, além dos já mencionados acima: Técnico em Informática (primeira turma criada em 2006), Técnico em Secretariado e Técnico em Logística (ambos em 2009), Técnico em Informática para Internet (este último, criado em 2010) e Técnico em Marketing (ofertado em 2012). Ofereceu também o Curso Técnico de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), Técnico em Informática na modalidade semipresencial (em 2012) e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (em 2014). Além dos cursos técnicos, a Unidade também ofereceu o Ensino Médio, no período da manhã, desde 2008.
A partir de 2024 começou a oferecer os cursos na modalidade MTEC – Médio Técnico, integrado ao Ensino Médio, onde o aluno cursa, numa mesma grade curricular, as matérias do Ensino Médio, associadas a cursos técnicos, os quais temos: Nutrição e Dietética (manhã), Administração (duas turmas, uma de manhã e outra à noite) e Jogos Digitais (manhã). Para 2026, as inscrições estão abertas para estes três cursos, e também para (MTEC): Marketing e Desenvolvimento de Sistemas (tarde), Farmácia e Design Digital (noite), e Técnico em Ciência de Dados (noite). Saiba mais.
Saiba mais sobre Fausto Mazzola
Paulistano nascido em 30 de setembro de 1918, Fausto Mazzola trabalhou em Avaré, entre os anos de 1957 e 1962, quando foi diretor da Escola Artesanal Jânio Quadros, atual Escola Estadual Doutor Paulo Araújo de Novaes (PAN). Nesse período, voluntariamente ele esculpiu a estátua do Desbravador e o entorno do Relógio de Sol, elaborou o desenho do piso em mosaico português da praça da Concha Acústica, criou o Monumento ao Expedicionário e a Fonte das Artes, no Largo São João, além dos bustos do coronel João Cruz e do monsenhor Celso Ferreira, dentre outros.
Fausto Mazzola: educador, professor, diretor de escola, artista plástico, escultor
Fausto Mazzola e suas inúmeras obras: esculturas, bustos e efígies.
Fausto Mazzola estudou Escultura na Escola de Belas Artes de São Paulo e também lá frequentou o Liceu de Artes e Ofícios, quando ajudou na ornamentação da Catedral da Sé. Produziu bustos, medalhões e esculturas para mais de 30 cidades e por isso recebeu prêmios importantes.
O artista plástico nada cobrou pela execução de suas obras, todas concretizadas em volumes e formas que marcam o cenário urbano.
Homenageado pelo município de Avaré em 1959 com o título de Cidadão Avareense, ele faleceu no ano de 2004, na cidade de Campinas.
Fontes do texto: Jornal O Victoriano (Avaré-SP), SECOM (Secretaria Municipal de Comunicação da cidade de Avaré-SP), livro Fausto Mazzola – Um grande escultor em Avaré (Editora Gril), autor Gesiel Júnior, arte (ilustrações) de Flávio de Oliveira.