A Escola Técnica Estadual Professor Fausto Mazzola ou ETEC de Avaré, foi instalada pelo Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo em agosto de 2005, e inicialmente contava com o Curso Técnico em Administração e Técnico em Nutrição e Dietética. Localiza-se no Bairro da Brabância, Estância Turística de Avaré.Em 2006, criada com Direção e Corpo Administrativo próprio (antes desta época, ainda era classe descentralizada da Etec Prefeito José Esteves, de Cerqueira César).
Em março de 2011, no ano de seu 5º aniversário, a unidade recebeu o nome de “Etec Prof. Fausto Mazzola”, em homenagem ao professor Fausto Mazzola, importante educador e escultor que residiu em Avaré e que foi de fundamental importância para o desenvolvimento educacional, cultural e artístico do município de Avaré..
A unidade conta com os cursos, além dos já mencionados acima: Técnico em Informática (desde 2006), Técnico em Secretariado e Técnico em Logística (ambos em 2009), Técnico em Informática para Internet (este último, criado em 2010). Oferece também o curso técnico de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), com aulas aos sábados. Além dos cursos técnicos, a Unidade também oferece o Ensino Médio, no período da manhã, desde 2008.
Saiba mais sobre Fausto Mazzola
Paulistano nascido em 30 de setembro de 1918, Fausto Mazzola trabalhou em Avaré, entre os anos de 1957 e 1962, quando foi diretor da Escola Artesanal Jânio Quadros, atual Escola Estadual Paulo Novaes. Nesse período, voluntariamente ele esculpiu a estátua do Desbravador e o entorno do Relógio de Sol, elaborou o desenho do piso em mosaico português da praça da Concha Acústica, criou o Monumento ao Expedicionário e a Fonte das Artes, no Largo São João, além dos bustos do coronel João Cruz e do monsenhor Celso Ferreira, dentre outros. Homenageado em 1959 com o título de Cidadão Avareense, ele faleceu em Campinas em 2004.